Usando apenas linhas de pesca e linhas de costura enroladas, uma equipa de cientistas desenvolveu uma maneira de criar músculos artificiais super-fortes.
Os músculos de fibra pode levantar 100 vezes mais peso que os músculos humanos do mesmo comprimento, gerando a mesma energia por unidade de peso que um motor a jato, dizem os pesquisadores.
Os músculos artificiais podem ser usados para alimentar os membros de robôs humanóides, para abrir ou fechar janelas de um prédio para manter a temperatura, ou mesmo para fazer roupas com fibras que se expandem ou contraem para manter o utilizador frio ou quente.
"A simplicidade é a beleza desta tecnologia", disse Ray Baughman, químico da Universidade do Texas e líder do estudo, que foi detalhada hoje (20 de fevereiro) na revista Science. Fazer os músculos é tão simples como torcer e enrolar linha de pesca de alta resistência e fios de costura.
A fibra torcida cria um músculo artificial que pode dirigir um rotor pesado a uma velocidade de mais de 10.000 rotações por minuto. Os músculos-polímero gerar cerca de 7.1 cavalos de potência por quilo, ou o equivalente a um motor a jato.
Os cientistas descobriram que, quando torciam a fibra ainda mais, ele enrolava, como acontece quando se excede a torção de um elástico. Enrolar na mesma direção que a torção cria músculos que se contraem quando aquecidos e expandem quando resfriados.
Os músculos de fibra podem ser usados para alimentar os músculos de andróides ou exoesqueletos, disseram os pesquisadores. No caso dos músculos robóticos, a energia elétrica e não a mudança de temperatura, iria conduzir a contração das fibras.
Os novos músculos artificiais podem também ser utilizados para abrir e fechar janelas pesadas num edifício, em resposta à temperatura do ar, sem motores ou electricidade - coisa que os investigadores demonstraram.
Da mesma forma, estilistas podem usar os músculos para criar modas que se adaptem de forma a manter a pessoa que o usa quente ou fria, disseram os cientistas. As fibras enroladas simplesmente expandem quando a temperatura do ar aquece para deixar a roupa respirar.
Baughman fez músculos artificiais de fios de nanotubos de carbono antes, mas esses são muito mais caros e complicado de fazer. Por outro lado, os músculos de fibra são baratos de fazer e fáceis de comercializar, disse Baughman.
0 comentários :
Enviar um comentário