Brasil e Europa vão instalar novo cabo submarino para evitar espionagem americana
Após o escândalo do programa PRISM da NSA revelado por Edward Snowden, diversos países passaram a se preocupar com o sigilo de suas comunicações e passaram a buscar caminhos para evitar que suas negociações políticas e empresariais sejam monitoradas pelos EUA.
Hoje entre o Brasil e a Europa há apenas um cabo antigo de comunicação utilizado apenas para a transmissão de voz, todo o tráfego de dados (ou seja toda a internet) tem que buscar rotas alternativas para ligar Brasil e Europa, e a rota mais utilizada é a Brasil->EUA->Europa.
Preocupados com a oportunidade que essa rota dá aos Estados Unidos de espionarem as comunicações entre a América latina e a Europa, o Brasil e A União Europeia elaboraram um projeto para a substituição deste antigo cabo que liga os dois continentes, permitindo a comunicação direta de dados.
O projeto está orçado em 185 milhões de dólares, mas não foi informada uma data prevista para seu início ou para a entrega do cabo funcionando. Mas ambos os lados em pressa no projeto, porque durante o escândalo foi revelado que políticos como a presidenta do Brasil Dilma Rousseff e a chanceler alemã Angela Merkel, foram vítimas da espionagem.
0 comentários :
Enviar um comentário